Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Mais de 500 pessoas receberam cursos de capacitação em Cordeirópolis

Prefeitura ofereceu mais de 50 cursos de capacitação para moradores somente em 2019

A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com instituições como Sindicato Rural de Limeira (SENAR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ( SENAI)  capacitaram mais de 500 moradores de Cordeirópolis em 2019 e começo de 2020.

Do início de 2019 até o momento, 17 turmas já concluíram os cursos da parceria com o Senai Limeira, como Inspetor de qualidade, Programador de produção, Excel avançado, Motivação, Modelista de roupas, Operação de Empilhadeira e vários outros. No total, foram 338 alunos matriculados nos cursos. Para 2020, já estão programados vários cursos que ainda serão divulgados.

Já o SEBRAE, que atua no atendimento aos empreendedores, comerciantes e empresários, entre os vários programas oferecidos, destaca-se o projeto “Cidade + Empreendedora”, que começou em 2017 e tem objetivo de desenvolver projetos geração de emprego e renda. Em 2018 e 2019, foi aplicado nas escolas Amália Malheiro e Geraldo Aparecido Rocha o projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, voltado as crianças do ensino fundamental. Também no ano passado, foram oferecidas capacitações presenciais nas áreas de Alimentação Fora do Lar, Olericultura, Transporte, Artesanato e o Curso Empreenda. No total, foram capacitados 118 empreendedores.

Ainda em 2019, foram realizados cursos em parceria com o SENAR e FETAESP em diversas áreas ligadas ao meio rural, como artesanatos (em couro, cabaça, bambu e tecido), processamento (de vegetais minimamente processados, carne suína, banana, pães, aproveitamento de alimentos, mandioca e tomate), operação e manutenção (trator, pá carregadeira, retro escavadeira, motosserra e roçadeira lateral), além de hidroponia, rastreabilidade à agricultura, higiene no campo e controle de formigas cortadeiras. Neste ano, já foram realizados cursos de processamento artesanal de pimentas, processamento artesanal de milho e manutenção e operação de trator. Outros cursos já programados serão divulgados em breve.

Para este ano, foi realizado um levantamento no município que mostrou quais segmentos estão com bom crescimento e mais demandam ações: áreas de beleza e estética, supermercados e comércios varejistas em geral. Com base no estudo, a Prefeitura realizou mais uma parceria com o Sebrae, para realização de cursos e ações voltadas a estas áreas, que irão atender em média mais 55 empreendedores.

O secretário de Desenvolvimento, Antonio Giardini, falou sobre a importância das parcerias realizadas pela Prefeitura e da ideia do atual governo sobre as programas de apoio ao empreendedorismo e capacitação. “Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais cursos, capacitações e o que pudermos para estimular o desenvolvimento na nossa cidade. Isto faz parte da visão do atual prefeito em desenvolver projetos para geração de empregos. Muitas novidades em várias áreas estão sendo preparadas para nossa população”, disse.

Outras ações também fazem parte desta proposta, como o “Café com Prefeito” – realizado todo final de mês com os empresários, além da “Semana Inova” e o “Encontro de Negócios”, em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), que conta com a participação de todas as empresas da cidade.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Mais de 500 pessoas receberam cursos de capacitação..."