Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis traz concerto com canções de João Pacífico

Concerto inédito reúne canções que vão da música caipira ao choro, expressão da vasta obra do poeta e compositor nascido na cidade

A Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis apresenta na próxima sexta-feira (27) a partir das 20h, o “João Pacífico Sinfônico”.

O concerto inédito acontece no Cine Teatro Ataliba Barrocas, e marca a retomada das atividades do Cine Teatro. Como intérpretes convidados estão  Aniela Rovani e Rafael Cardoso e sob a regência do maestro  Paulo Luiz Martimiano.

Repertório

O repertório de 10 canções inclui suas toadas, clássicos da cultura caipira, e também revela outros gêneros explorados pelo poeta e compositor cordeiropolense em sua vasta obra, como choro, quadrilha e valsa.

“Nesse encontro do popular com o erudito, ao retomar as atividades com o público, celebramos nossas raízes e realizamos uma releitura musical na qual simplicidade e sofisticação se harmonizam perfeitamente. João Pacífico fala do essencial, por isso é eterno”, conta o maestro.

Com arranjos de Celso Salgado, a apresentação é uma corealização da Patrulha Mirim de Cordeirópolis, entidade responsável pela gestão da Orquestra, e da Sociedade de Cultura e Artes João Pacífico, ONG que se dedica à difusão da memória e da obra do autor, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cordeirópolis.

O Cine Teatro está localizado a rua Siqueira Campos, s/nº – Vila Lídia – Cordeirópolis. A entrada é livre. O uso de máscaras é obrigatório. O equipamento cultural observa os protocolos oficiais de prevenção contra a Covid-19. Há estacionamento gratuito no local, com capacidade limitada.

 

Sobre a Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis

Em atividade desde 2013, a Orquestra foi formada a partir de ex-integrantes da Banda Marcial da Patrulha Mirim e de jovens músicos integrantes do Projeto Guri, que tem um de seus polos no município, reunindo talentos de toda a região.

O maestro Paulo Martimiano dirige a formação desde seu início, além de ser o responsável pela direção artística.Seu trabalho foca no desenvolvimento técnico-artístico dos integrantes, conduzindo as atividades de forma didática, pensando também na formação do público.

A Orquestra já se apresentou em importantes palcos, como a Sala São Paulo e o Memorial da América Latina, na capital paulista, e em teatros e espaços públicos de cidades como Rio das Pedras, Araras, Rio Claro e Limeira.

A iniciativa tem a gestão da Patrulha Mirim de Cordeirópolis, entidade civil sem fins lucrativos fundada em 1973. Com trabalho dedicado à integração de adolescentes e jovens, a organizaçãodesenvolve e apoia diversos projetos educacionais, sociais, culturais e profissionais na cidade.

Sobre Aniela Rovani e Rafael Cardoso

A cantora Aniela Rovani é pós-graduada em música popular pela Faculdade Santa Marcelina e formada em canto erudito, piano e regência pelo Conservatório de Tatuí. O instrumentista Rafael Cardoso é mestre pela Unicamp e graduado na Faculdade de Artes Alcântara Machado.

Intérpretes, parceiros nas artes e na vida, juntos, desenvolvem a pesquisa “música de interior”, que busca trazer para o presente a beleza, o conhecimento e os valores da música caipira, unindo características essenciais desse gênero musical e recursos técnicos e estéticos do conhecimento e apreciação musical das gerações atuais.

Aniela & Rafael também possuem repertório próprio como compositores. Em 2021,lançaram em diversas plataformas de streaming, os álbuns “Interior” e “Música de Interior”, apresentando músicas inéditas, de autoria própria e algumas parcerias.

Sobre a Sociedade João Pacífico

A Sociedade de Cultura e Artes João Pacífico foi fundada em 2006, a partir da formação de um grupo teatral de jovens. Nasceu como uma homenagem a um dos mais ilustres cordeiropolenses e um dos nomes mais celebrados da chamada cultura caipira.

Desde seu início valoriza os jovens criativos da cidade, com os quais vem realizando diversas atividades ao longo de seus anos, nas áreas de artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, artesanato, dentre outras, realizadas em sua sede, a Casa de Cultura João Pacífico, ou em outras localidades, como o Teatro Municipal de Cordeirópolis.

A ONG é responsável pela manutenção e guarda do Acervo João Pacífico, doado pela família e amigos e dedica-se a preservar e difundir a memória do poeta e compositor. A partir de 2021, inicia projeto para expandir sua atuação. É parceira da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos.

Ficha técnica

 Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis apresenta:

“João Pacífico Sinfônico”

 Regência e direção musical:

Paulo Luiz Martimiano

Arranjos:

Celso Salgado

Músicos convidados:

Aniela Rovani (voz)

Rafael Cardoso (violão, viola caipira e voz)

Corealização
Sociedade de Cultura e Artes João Pacífico

 Direção artística:

Kacire Ema

Programação visual:

Sonali D’Ávila

Produção:
Ana Paula Magalhães e Luciana Grillo

 Serviço

Cine Teatro Ataliba Barrocas

Rua Siqueira Campos, s/nº – Vila Lídia – Cordeirópolis/SP.

27/8/2021, às 20h, com entrada livre.

 

 





Leia Também

Deixe um comentário Para "Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis traz concerto com canções..."