Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

Por que comer peixe na virada do ano?

Por superstição ou apenas para ter um diferencial no Natal, muita gente opta por comer peixes e frutos do mar durante a festa da passagem de ano

O peixe é uma das unanimidades nas ceias de fim de ano, mas, você sabe o porquê? O peixe é símbolo de fertilidade e abundância, é a carne que ganhou a mesa na ceia de ano novo, primeiro porque o peixe é o símbolo dos milagres de Cristo. Na verdade, peixe em grego é ICHTUS, que é também a junção das iniciais de Iesus Christus Theos Uios Soter, que em português significa Jesus Cristo, filho de Deus, o Salvador. Come-se peixe, portanto, para pedir a proteção do Cristo durante o ano que está chegando.

“O que as pessoas mais procuram são o camarão, o salmão e o tradicional bacalhau. Esta época é muito boa para vendas, fica atrás apenas da semana santa”, conta Rafael Amoriello, proprietário da peixaria Amoriello de Cordeirópolis.

Bacalhau gratinado simples e fácil

Ingredientes:
1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
4 tomates sem pele e sementes picados
1 vidro de leite de coco
Salsa picada a gosto
Pimenta a gosto
1,5 kg de batatas descascadas e cozidas
Sal a gosto
1 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de margarina
6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
250 g de catupiry

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e refogue os tomates. Junte o bacalhau e o leite de coco. Acrescente a salsa, a pimenta e deixe cozinhar por 3 minutos. Reserve. Passe as batatas no espremedor, junte o sal, o creme de leite, a margarina e três colheres de parmesão. Em um refratário grande, coloque uma camada de batata, o bacalhau e cubra com o restante da batata. Por cima, espalhe o catupiry, polvilhe o restante do queijo ralado e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar. Sirva em seguida.

Ficou com água na boca? Você encontra bacalhau fresquinho na Peixaria Amoriello, localizada na Rodovia Limeira/ Cordeirópolis (em frente a Campineira) . O telefone para contato é (19) 97414-4429.





Leia Também

Deixe um comentário Para "Por que comer peixe na virada do ano?"