Quais as expectativas econômicas para 2020?

  • 0
  • 53 views

Chegam as festas de final de ano e muitas perguntas vêm em nosso interior, principalmente no que diz respeito a economia do país. Para a realização de sonhos e projetos unem-se à economia do país, se caminhar bem, a população também se apoia e junto todos crescem. Para isso o Portal JE10 traz um colunista para apresentar as expectativas econômicas para 2020, acompanhe o economista cordeiropolense Felipe Zaia.

Para 2020 a previsão é de aceleração do crescimento do produto interno bruto ( PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país para 2,1%, pelo menos o dobro de 2019 afirmou Paulo Guedes, ministro da economia.

Loja Barbosa (3)

O atual ritmo de crescimento pode ser considerado lento aos nossos olhos, mas não podemos esquecer que sobrevivemos a uma forte recessão econômica que teve início nos meados de 2014 e consequentemente um grande recuo no PIB por dois anos consecutivos 2015(-3,8%) e 2016(-3,6%). A crise também gerou desemprego, que atingiu seu auge em março de 2017 com uma taxa de 13,7%, o que representava 14,2 milhões de brasileiros desempregados.

E aqui irei fazer uma analogia: Como fazemos para sair de um buraco? O primeiro passo é parar de cavar e foi exatamente o que o governo Temer (05/2016-01/2019) fez. O período curto do governo Temer foi um dos mais reformistas na história recente do nosso país. Em seu governo foram aprovados várias medidas na área econômica, como o controle dos gastos públicos (PEC 55), que impôs limites a gastos futuros do governo federal, a reforma trabalhista de 2017 entre outras. Houve uma mudança de postura na politica fiscal a partir do impeachment, uma politica fiscal sensata e um banco central independente para exercer seu mandato são necessários para o momento que iremos viver nos próximos anos.

As condições financeiras seguem no patamar mais estimulativo desde 2013, com destaque para a taxa de juros real (juros descontado da inflação) de 1% ao ano. Indicadores de confiança seguem em trajetória de recuperação e nos projetam uma recuperação sustentável de crescimento com inflação abaixo da meta, ou seja, o ciclo de redução da taxa de juros continua e alguns especialistas já projetam mais três cortes até o começo de 2020, chegando a 4%a.a.
O cenário de juros baixos impulsionam a economia, promovendo investimentos, pois o preço do dinheiro fica mais barato e também o aumento do consumo pelas famílias. É mais dinheiro rodando na economia.

Do mercado de trabalho, notamos também uma recuperação do emprego formal e uma estabilização nas taxas de crescimento, o saldo de emprego deixou de ser negativo (quando há mais demissões que contratações) para um saldo positivo (quando há mais contratações que demissões). Em outubro de 2019, o número de contratações ultrapassou o de demissões pela sétima vez consecutiva, colaborando com o argumento de que o mercado segue em ritmo gradual de recuperação.

Na parte política, a reforma da previdência foi finalmente concluída no Senado e, apesar da desidratação sofrida, ainda consideramos uma reforma robusta. Há grandes reformas ainda para serem feitas, como por exemplo o plano mais Brasil, um conjunto de medidas apresentado por Paulo Guedes com o proposito declarado de impedir novas crises das contas públicas, trazendo estabilidade fiscal à união, uma gestão eficiente de políticas públicas através de três PECs.

Por fim, podemos dizer que temos tudo para 2020 ser um ano de crescimento econômico, com expectativas sendo concretizadas e oportunidades sendo criadas.

Desejo a você leitor que as realizações alcançadas este ano, sejam apenas sementes plantadas que serão colhidas com maior sucesso no ano que chega.

Felipe Zaia é trader profissional e especialista em investimentos da Wise Advisors

raros-2
Policiais militares entregam presentes para crianças de Cordeirópolis
Prev Post Policiais militares entregam presentes para crianças de Cordeirópolis
Por que comer peixe na virada do ano?
Next Post Por que comer peixe na virada do ano?
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp