Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Farmácia de Plantão: Farmavip Droga Nova,

Semana italiana leva a tradição em seis escolas municipais

Mais de 300 alunos da rede municipal participam de atividade especial em Cascalho

“Buongiorno bambini”. Foi com esta saudação na língua típica italiana que os alunos dos terceiros anos das escolas do Ensino Fundamental foram recepcionados no bairro Cascalho, para juntos participarem das atividades da 12ª Semana Italiana. Entre os dias 17 e 18 de abril, cerca de 330 estudantes das seis escolas da rede municipal e os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) devem passar pelo projeto “Manhã em Cascalho”.

Danças e comidas típicas, brincadeiras, visita à Casa da Cultura e passeio de trem pelas ruas do bairro dos descendentes italianos são algumas das atrações que animam a criançada nesta programação, que contou com a presença do prefeito, Adinan Ortolan, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Boteon Pezzatti e a coordenadora de Educação Física e Apoio à Inclusão, Stefania Menezes.

A visita foi monitorada e acompanhada por funcionários das escolas e professores envolvidos no projeto. A princípio todos receberam os cumprimentos dos moradores da comunidade, incluindo os membros da equipe da Associação Trevisani Nel Mondo. Em seguida os grupos acompanharam a abertura das festividades com a execução dos hinos brasileiro e italiano.

“Essa celebração leva as crianças a diferentes reflexões sobre a presença dos imigrantes que chegaram em Cascalho a partir de 1893 e ajudaram a construir a nossa cidade. Aqui eles deixam exemplos de amor a família, vontade de trabalhar, seus costumes, tradições e, mais de 100 anos depois podem ser revividos nesta Semana Italiana”, destacou o prefeito.

Grandes nomes da cultura italiana como: Laura Pausini, Andrea Bocelli, Luciano Pavarotti, entre outros artistas foram homenageados pelos alunos através das danças interpretadas por cada escola.

“Tenho certeza que serão momentos inesquecíveis para essas crianças que viajaram no tempo e conheceram um pouco da origem de Cordeirópolis. Diante disso, os estudantes puderam prestigiar a brilhante atuação do Grupo de Dança Italiana e do Coral da associação, além da bela apresentação do senhor Geraldo Picolini com sua sanfona e, claro todos deram um show na apresentação, emocionando quem estava presente”, relatou a secretária de Educação, Angelita Ortolan.



Deixe um comentário Para "Semana italiana leva a tradição em seis escolas..."