Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Portal JE10 - Cordeirópolis e Região

Conheça o APP AcheAki | Android e IOs

USP confirma variante Ômicron em Cordeirópolis e outras 22 cidades da região

Organização Pan-Americana de Saúde

Foram analisadas amostras das seguintes cidades: Pirassununga, Piracicaba, Araras, Cordeirópolis, Rio Claro, Ipeuna, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes e São Pedro, todas confirmadas a presença da variante

Em comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (14), a Força-Tarefa Covid-19 USP Pirassununga, integrante da Rede de Alerta de Variantes de COVID19 do Estado de São Paulo, liderada pelo Instituto Butantan, confirmou a presença da variante Ômicron em Cordeirópolis e outras 22 cidades da região.

De acordo com o comunicado enviado ao Portal JE10 (17), os dados de análise recente indicam que na 1ª semana epidemiológica (2 a 8 de janeiro de 2022) a partir do sequenciamento de 94 amostras positivas para COVID-19 sendo 23 da DRS X Piracicaba (que engloba 23 cidades da região incluindo Pirassununga) e outras 71 amostras de diferentes DRS do estado de São Paulo, houve 91 amostras da variante Ômicron e 3 da variante Delta.

Foram analisadas amostras das seguintes cidades: Pirassununga, Piracicaba, Araras, Cordeirópolis, Rio Claro, Ipeuna, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes e São Pedro, todas confirmadas a presença da variante.

O comunicado também informa que no início de 2022 houve um aumento nos casos positivos de Covid-19 na região. Em dezembro de 2021, o índice de positividade dos testes coletados era de 5%. Na 1ª semana epidemiológica de 2022, o índice de positividade foi de 36%.

“Ômicron predomina na região e aumento de 1200% na testagem RT-PCR”, informou o comunicado assinado pelo Prof. Dr. Hedge Fukumasu.

Em Cordeirópolis o cenário, como em todo Brasil, também não é dos bons. De acordo com o boletim epidemiológico atualizado em 11 de janeiro, o município registra mais de 350 isolados e 02 internados, sendo que um está entubado. De acordo com informações preliminares, mais um óbito foi registrado na manhã desta segunda-feira (17).

Vacinação

A presença da variante Ômicron reforça a importância da vacinação. No município, mais de 800 pessoas não tomaram a 2ª dose, e mais de 4 mil não tomaram a dose adicional ou dose de reforço, segundo dados divulgados no site oficial da Prefeitura Municipal de Cordeirópolis.

No último sábado (15), uma parceria entre Unimed e Vigilância Epidemiológica realizou mais um mutirão de vacinação com a 1ª, 2ª e 3ª dose ou dose de reforço. O próximo mutirão deve ser realizado no mesmo local, no dia 29.

Leia mais sobre isso, clicando aqui

Vacinação Infantil

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos (com comorbidades) contra a Covid-19 no Brasil teve início neste fim de semana. As primeiras doses do imunizante pediátrico da Pfizer chegaram ao país na última quinta-feira (13), e um novo lote foi entregue neste domingo (16). Cordeirópolis recebeu nesta segunda-feira (17) o primeiro lote da Pfizer infantil, mas ainda não divulgou o cronograma oficial de vacinação.

Divulgação/Gov

O pré-cadastro para vacinação dos pequenos foi liberado na quarta (12). Os pais podem acessar o site do Governo do Estado (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde.


Quer receber nosso resumo de noticias aos finais de semana? Clique aqui

Quero anunciar no Portal JE10





Leia Também

Deixe um comentário Para "USP confirma variante Ômicron em Cordeirópolis e outras..."