USP confirma variante Ômicron em Cordeirópolis e outras 22 cidades da região

  • 0
  • 83 views

Organização Pan-Americana de Saúde

Foram analisadas amostras das seguintes cidades: Pirassununga, Piracicaba, Araras, Cordeirópolis, Rio Claro, Ipeuna, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes e São Pedro, todas confirmadas a presença da variante

Em comunicado divulgado na tarde desta sexta-feira (14), a Força-Tarefa Covid-19 USP Pirassununga, integrante da Rede de Alerta de Variantes de COVID19 do Estado de São Paulo, liderada pelo Instituto Butantan, confirmou a presença da variante Ômicron em Cordeirópolis e outras 22 cidades da região.

Loja Barbosa (3)

De acordo com o comunicado enviado ao Portal JE10 (17), os dados de análise recente indicam que na 1ª semana epidemiológica (2 a 8 de janeiro de 2022) a partir do sequenciamento de 94 amostras positivas para COVID-19 sendo 23 da DRS X Piracicaba (que engloba 23 cidades da região incluindo Pirassununga) e outras 71 amostras de diferentes DRS do estado de São Paulo, houve 91 amostras da variante Ômicron e 3 da variante Delta.

Foram analisadas amostras das seguintes cidades: Pirassununga, Piracicaba, Araras, Cordeirópolis, Rio Claro, Ipeuna, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes e São Pedro, todas confirmadas a presença da variante.

O comunicado também informa que no início de 2022 houve um aumento nos casos positivos de Covid-19 na região. Em dezembro de 2021, o índice de positividade dos testes coletados era de 5%. Na 1ª semana epidemiológica de 2022, o índice de positividade foi de 36%.

"Ômicron predomina na região e aumento de 1200% na testagem RT-PCR", informou o comunicado assinado pelo Prof. Dr. Hedge Fukumasu.

Em Cordeirópolis o cenário, como em todo Brasil, também não é dos bons. De acordo com o boletim epidemiológico atualizado em 11 de janeiro, o município registra mais de 350 isolados e 02 internados, sendo que um está entubado. De acordo com informações preliminares, mais um óbito foi registrado na manhã desta segunda-feira (17).

Vacinação

A presença da variante Ômicron reforça a importância da vacinação. No município, mais de 800 pessoas não tomaram a 2ª dose, e mais de 4 mil não tomaram a dose adicional ou dose de reforço, segundo dados divulgados no site oficial da Prefeitura Municipal de Cordeirópolis.

No último sábado (15), uma parceria entre Unimed e Vigilância Epidemiológica realizou mais um mutirão de vacinação com a 1ª, 2ª e 3ª dose ou dose de reforço. O próximo mutirão deve ser realizado no mesmo local, no dia 29.

Leia mais sobre isso, clicando aqui

Vacinação Infantil

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos (com comorbidades) contra a Covid-19 no Brasil teve início neste fim de semana. As primeiras doses do imunizante pediátrico da Pfizer chegaram ao país na última quinta-feira (13), e um novo lote foi entregue neste domingo (16). Cordeirópolis recebeu nesta segunda-feira (17) o primeiro lote da Pfizer infantil, mas ainda não divulgou o cronograma oficial de vacinação.

Divulgação/Gov

O pré-cadastro para vacinação dos pequenos foi liberado na quarta (12). Os pais podem acessar o site do Governo do Estado (www.vacinaja.sp.gov.br) para inserir os dados da criança e agilizar o atendimento nos postos de saúde.


Quer receber nosso resumo de noticias aos finais de semana? Clique aqui

Quero anunciar no Portal JE10

raros-2
Cordeirópolis recebe primeira remessa da vacina infantil
Prev Post Cordeirópolis recebe primeira remessa da vacina infantil
Falecimento - Otavio Magrin (Cuco)
Next Post Falecimento - Otavio Magrin (Cuco)
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp